Operador de Máquinas Pesadas: um sonho altamente rentável

19/02/2018

Operador de máquinas não é apenas mais uma profissão do setor de construção e mineração, mas é também o sonho de muitas pessoas que têm ou tiveram contato com máquinas pesadas e desenvolveram uma verdadeira paixão por estes equipamentos. Afinal, quem nunca sonhou, ainda que quando criança, em operar uma retroescavadeira, uma carregadeira de pneus ou ainda um trator de esteiras?

Pois é, mas para ser um operador de máquinas não basta sonhar, é preciso acima de tudo capacitação e responsabilidade. Ninguém se torna um operador de máquinas do dia para a noite. É preciso treinamento, aulas teóricas e práticas, que requer muita dedicação e tempo.

Curso de operador de máquinas

Já há alguns anos, tanto o mercado de terraplenagem e demolição, áreas da construção civil onde se emprega operadores de máquinas, quanto o de mineração, também muito exigente em relação a estes profissionais, vêm procurando profissionais qualificados onde apenas a experiência não basta para ingressar no mercado de trabalho.

Muitas empresas possuem certificações que dependem da colaboração de todos os envolvidos e operadores qualificados são essenciais para o sucesso e qualidade dos seus serviços e produtos. Mesmo as empresas menores e/ou que não possuem certificação de qualidade e segurança, exigem profissionais qualificados para operação de máquinas e caminhões pois o capital envolvido é elevado demais para arriscarem permitir acidentes que causem danos ao próprio equipamento, às construções, aos produtos manipulados (no caso de empilhadeiras) e principalmente à integridade das pessoas.

É para isso que existem diversos cursos para capacitação e especialização de operadores de máquinas. O operador de máquinas deve estar preparado para operar o equipamento com total controle de suas funções e estar preparado para lidar com as mais diversas situações sendo capaz de desempenhar suas funções e superar obstáculos de forma eficaz e com segurança.

Geralmente, os requisitos mínimos para se tornar um operador de máquinas é ter pelo menos 18 anos de idade, ser habilitado com CNH categoria B e possuir ensino fundamental, embora quanto maior o grau de instrução do indivíduo, mais fácil e melhor o aprendizado no curso de operador de máquinas. Para se inscrever em cursos de operador de máquinas o interessado deverá entrar em contato com a instituição mais próxima ou que mais lhe agradar e verificar a disponibilidade de turmas para matricular-se e agendar o início das aulas.

Os cursos para operador de máquinas geralmente têm duração de 50 horas, divididas entre aulas teóricas e aulas práticas com apresentação de modelos de tratores e demonstração de técnicas de operações. Todas as instituições fornecem ao término do curso um certificado de operador de máquinas aos alunos que o concluírem.

Mercado de trabalho e carreira como operador de máquinas

O mercado de trabalho para operador de máquinas pesadas é amplo e muito rentável, principalmente para quem já tem experiência e é polivalente, capaz de operar diversos tipo de máquinas com excelência.

Geralmente, quanto maior a capacitação, experiência e valor agregado do equipamento a ser operado, maior a remuneração do operador de máquinas, ou seja, geralmente um operador de minicarregadeira possui salário menor do que um operador de uma escavadeira de 30 toneladas, e este, por sua vez, tem um salário menor do que de um operador de guindaste ou escavadeira de 100 toneladas.

Um dos atrativos da carreira de operador de máquinas, principalmente na operação de máquinas de terraplenagem, é que você terá sempre a oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, enfrentando diferentes desafios em diferentes condições e terrenos, permitindo a você ampliar tanto sua destreza e experiência profissional como também sua rede de contatos (networking). Estar sempre em contato com ambientes diferentes, pessoas diferentes e encarando desafios diferentes, é algo que torna a carreira de operador de máquinas menos estressante e cansativa.

Já a operação de máquinas que trabalham geralmente no mesmo local e efetuando as mesmas tarefas, como em mineradoras ou na movimentação de cargas dentro de espaços confinados, em carga e descarga de materiais, pode ser uma boa pedida para quem não gosta muito de mudanças tanto de ambiente quanto de colegas.

Instituição para treinamento e capacitação

A Rede Opportunity, de Não-Me-Toque - RS, oferece o curso formação de operador de máquinas pesadas em diversas cidades da região sul do Brasil! Atualmente, contamos com turmas em Santiago, Garibaldi e Erechim. Caso você tenha interesse ou conheça alguem que se interesse em aprender uma profissão altamente rentável e more nestas cidades ou na região delas, entre em contato pelo fone: (54) 3332-3869.

Também acompanhe nosso site e nossas redes sociais:

  • Facebook.com/redeopp
  • Instagram.com/redeopp
  • Twitter.com/redeopp

Fonte: http://www.terraplenagem.net/operador-de-maquinas-como-se-tornar-um-3844/

Confira outras notícias

A área de manutenção de Smartphone

Concursos em todo o Brasil

Rede Opportunity: levando qualificação todos os dias

Não perca as oportunidades para mudar a sua vida!

Garanta a sua vaga no curso que mais lhe interessar. Preencha o formulário abaixo e efetue a sua pré-matrícula!

Fale Conosco

Teremos o maior prazer em lhe atender!

Quer atendimento rápido? Ligue para nós ou fale com um de nossos atendentes online!

(54) 3332 3869 - Não-Me-Toque - RS
(54) 3383 3246 - Espumoso - RS

Se preferir pode nos enviar uma mensagem através deste formulário!

Venha nos visitar! Veja como chegar até nossas escolas!

Rua Coronel Alberto Schmitt, 439
Centro
Não-Me-Toque - RS
CEP 99470-000
Av. Duque de Caxias, 218
Centro
Espumoso - RS
CEP 99400-000